A Formação de Um Líder – Parte 1

02
ago

Texto Chave: Por causa da transgressão da terra, mudam-se frequentemente os príncipes, mas por um, sábio e prudente, se faz estável a sua ordem. Provérbios 28:2

Uma liderança boa e forte: isto e o de que mais precisa o mundo de hoje. Para qualquer lugar que olhemos — desde nossos governos até nossos negócios, vizinhanças e lares —, encontramo-nos rodeados pelos devastadores resultados da instabilidade, da indecisão e da corrupção.

Com o grande aumento de livros e seminários sobre liderança, talvez você se surpreenda com a notícia de que os segredos de uma liderança de excelência não são novos. De fato, nós os encontramos ao longo de toda a Bíblia. Neemias, um homem que viveu por volta do ano 450 a.C, e a inspiração para este livro. Escreveu sobre todos os elementos da liderança de que precisamos hoje e deu exemplo deles. Inclusive o fez anos antes de se inventarem os seminários sobre liderança. No entanto, Neemias não é o único exemplo dos princípios de liderança que a Bíblia ensina. A Bíblia nos fala dos benefícios produzidos por uma liderança boa e sólida: … a ordem se mantém com um líder sábio e sensato.

Observe, em particular, que a Palavra fala de um governante sábio e de uma ordem que permanece. As nações, as famílias, os negócios e as igrejas são fortes e permanecem somente quando existe uma boa liderança. A versão Almeida Revista e Atualizada diz: “… por um, sábio e prudente, se faz estável a sua ordem”. Em meio a tanta comoção e mudanças repentinas que vivemos hoje, a estabilidade tem de ser o pontal que nos permite sobreviver como sociedade. Só por meio de uma liderança boa e firme acharemos estabilidade. Isso significa que precisaremos de mais pessoas dispostas a se reconhecerem como líderes, e prontas para aprender princípios bíblicos de liderança, aceitando também o desafio. Essa e a razão por que escrevi este livro.

Na pirâmide da liderança, produz-se estabilidade quando o número de líderes aumenta de acordo com o aumento das tarefas correspondentes. Se as tarefas excedem o número de líderes, a pirâmide e derrubada. Com os princípios que examinaremos neste livro, você aprendera a forma de impedir que o esmaguem.

Neemias será o nosso guia neste emocionante percurso dentro dos princípios de liderança. Neste primeiro estudo, vamos ver seu contexto pessoal. Vamos alguns princípios inegociáveis sobre liderança:

1. Nada acontece até que haja um líder: E uma lei da vida. A história o demonstra. Enquanto não apareceu um homem chamado Martin Luther King e disse “Tenho um sonho”, o movimento dos Direitos Civis dos Estados Unidos não era nada.

O programa espacial da NASA quase não existia até que o presidente John E Kennedy disse: “Vamos colocar um homem na lua antes que termine esta década”. Quando um homem chamado Ray Crock disse: “Quero comida rápida, a bom preço e em um ambiente limpo”, nasceu toda uma indústria chamada “fast food”. Quando há problemas em sua família, nada acontece até que alguém assuma a liderança e diga: “Vamos fazer algo a respeito disso”. Tudo se edifica ou se derruba conforme a liderança. Ao longo da história, e inclusive no mundo atual, a maioria dos problemas acontece pela falta de líderes competentes. O mundo precisa de líderes preparados. No livro de Juízes, encontramos sete ciclos. Um dia, as coisas iam bem e a vida tinha um aspecto razoável; mas no dia seguinte, tudo ia abaixo. Vemos que este esquema se repetia constantemente. No último versículo do livro de Juízes, temos o seguinte resumo: “Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo”. Onde não há líderes, as pessoas fazem “o que lhes parece certo”. E a consequência disto e a instabilidade.

2. Liderança e influência: Em uma só palavra: liderança e influencia, para o bem ou para o mal. Se alguma vez você visitou o pátio de uma escola, ou se sentou com um grupo de adolescentes, em cinco minutos você descobre quem são os líderes; basta ver como se relacionam entre si. Se você esteve alguma vez numa reunião de comitê, e provável que tenha descoberto que muitas vezes o líder não é o presidente do comitê. O líder e a pessoa para quem todos ficam olhando a fim de averiguar o que ela pensa. Cada vez que influenciamos outra pessoa estamos assumindo a liderança.

O apóstolo Paulo compreendia isso. Sabia que havia se tornado um modelo para os demais crentes. Paulo entendia que Timóteo o admirava e queria que, enquanto recebia sua influência, este influenciasse outros. Por isso escreveu em I Timóteo 4.12: “ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis…”. A liderança não é uma questão de idade. A idade não tem nada a ver com a liderança. Em qualquer idade podemos exercer influência e o certo e que você é um modelo, queira ou não. Todos somos líderes em algum aspecto. Cada vez que influencia uma pessoa, você está assumindo a liderança.

Portanto, a questão não é se você e ou não líder. A pergunta é: você é um bom líder?

A Bíblia define o líder como alguém que tem capacidade dada por Deus e a responsabilidade de influenciar um grupo de crentes a fim de que os propósitos de Deus para esse grupo sejam cumpridos.

Neemias e um dos exemplos de liderança mais destacados na Bíblia: Por quê?

• Porque era um verdadeiro líder.

• Porque compreendia o que um líder precisava ser e fazer.

• Porque organizou-se para realizar proezas incríveis em tempo recorde.

3. A prova da liderança é esta: “Alguém esta seguindo você?” Se você quer saber se e líder ou não, precisa apenas olhar para trás por cima do ombro. Alguém segue você?

Jesus disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem”.  Paulo disse: “Tornem-se meus imitadores, como eu sou de Cristo”.

Não há dúvidas de que os cristãos devem seguir a Cristo. E certo também que todos precisam de modelos humanos para seguir. Precisam ver nos outros que aspecto há em sua liderança. John Maxwell nos oferece esta parábola a respeito de liderança: “quem pensa estar guiando, sem ninguém que o siga, esta apenas dando um passeio”. A liderança não é questão de títulos ou de postos. E questão de influência.

A maior parte de nós tende a associar títulos à liderança. E um erro. Há uma grande diferença entre ser chefe e ser líder. Ser líder e mais do que possuir um cargo ou um título. São muitas as pessoas com autoridade que não possuem liderança. O verdadeiro líder nem sempre é o funcionário escolhido ou o que e promovido ao cargo de presidente. Os verdadeiros líderes são os que marcam o passo, os que influenciam, os criativos que solucionam os problemas.

Uma pista: se você precisa dizer às pessoas que é o líder, se você precisa lembrar-lhes isso, você não é líder. Liderança e influência. Se você não esta influenciando ninguém, não importa se você pensa que e líder ou não. Você não é um líder. A liderança e questão de influência.

Isto e assim, inclusive nos lares. Quando um esposo diz para sua esposa: “Vamos fazer assim, porque eu sou o líder espiritual”, ele não é quem diz ser. Se você é um verdadeiro líder, não precisa lembrar isso a ninguém. Dizer para o seu filho que lhe obedeça “porque eu disse” e uma posição muito fraca para motivá-lo. Qualquer pai diria para você, que no futuro, essa tendência não funcionara. A prova de liderança e esta: alguém esta seguindo você? Faça o que fizer, você não pode forçar ninguém a segui-lo. Você tem de inspirar as pessoas para que o sigam! Continua…

Deixe um comentário