A Formação de Um Líder – Parte 2

02
ago

Texto Chave: Por causa da transgressão da terra, mudam-se frequentemente os príncipes, mas por um, sábio e prudente, se faz estável a sua ordem. Provérbios 28:2

4. O fundamento da liderança e o caráter, e não o carisma

E provável que você tenha visto um bom número de líderes com muito carisma, cujos Ministérios não duraram muito porque careceram de caráter. De fato, alguns líderes têm demonstrado grandes defeitos de caráter. Seu encanto pessoal os tem sustentado durante algum tempo, mas, no fim, manifesta-se nele a falta de caráter.

O fundamento da liderança não é o carisma pessoal; e o caráter. O carisma não tem nada a ver com o que torna um líder eficaz. A liderança não tem a ver com uma personalidade encantadora e chamativa, um grande sorriso ou uma voz de veludo. O que você precisa, na verdade, e de caráter e credibilidade. A liderança e influência, e sem credibilidade sua influência não irá muito longe. Talvez as pessoas o sigam por um tempo, mas não demora para que percebam que você esta num caminho que não leva a lugar nenhum.

Reputação e o que as pessoas dizem que você é. Caráter e o que você realmente é.

D. L. Moody dizia: “O caráter e o que somos em meio da escuridão, quando ninguém esta nos olhando”. Em sua carta a Timóteo, Paulo apresenta as características necessárias para o líder na igreja. Nenhuma só vez ele menciona que sejam necessários estudos de seminário. A liderança não se baseia no preparo acadêmico. E questão de caráter, e uma questão de quem você é.

Não há um tipo de personalidade concreto para os líderes. Talvez você tenha ouvido dizer, no passado, que os líderes são pessoas de temperamento colérico, ou pessoas que tomam conta das situações. Há, entretanto, líderes de todas as formas, de todos os tamanhos e de todos os temperamentos. Deus quer usar a sua personalidade, tal como ele mesmo a criou. Observe os quatro temperamentos diferentes dos líderes que vemos na Bíblia:

Paulo era colérico | Pedro era sanguíneo | Moisés era melancólico | Abraão era fleumático

Cada um deles era único, e totalmente diferente dos outros. E Deus usou a todos. A liderança não é uma questão de personalidade. não é necessário que você seja extrovertido, sanguíneo ou colérico para ser líder.

O que, de fato, e necessário para liderança e o caráter. E a única coisa que todos os grandes líderes têm em comum. Quando uma pessoa carente de caráter chega a um cargo de liderança, esses defeitos de caráter causam sua queda. Todos já vimos isso acontecer.

Neemias era um homem comum, fez coisas extraordinárias para Deus porque tinha caráter. Esse é o homem que descobriremos quando estudarmos sua vida. À guisa de examinar as ações e os exemplos de outros líderes, podemos aprender com eles. No entanto, não podemos imitar a personalidade do outro, Deus nos criou com uma forma única. Quando tentamos imitar alguém, somos consumidos. Assim como as pessoas são diferentes, os líderes também o são. Sua identidade esta formada pela credibilidade e o caráter. A seguinte passagem nos mostra três características dos bons líderes:

• Tem uma mensagem digna de ser lembrada: “Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.”  Quando eles falam, as pessoas escutam. Você fala de tal maneira, que deixa marcas no coração das pessoas?

• Tem um estilo de vida digno de consideração: “Observem bem o resultado da vida.” A vida deles esta de acordo com sua mensagem? E a sua? Você vive de tal maneira, que deseja ser estimado pelos outros?

• Tem uma fé digna de ser imitada: “Imitem a sua fé”. Qual é a mensagem da sua vida? O que Deus quer dizer ao mundo por meio da sua vida? Se você quer ser um bom líder, precisa desenvolver uma mensagem digna de ser lembrada, levar um estilo de vida digno de ser considerado e ter uma fé digna de ser imitada. Todas essas coisas pertencem ao caráter.

5. A liderança pode ser aprendida

Todos nós temos potencial para chegar a ser grandes líderes. A Bíblia diz: “Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim”.  Paulo esta dizendo: “os líderes não nascem, fazem-se”. Aprendemos a ser líderes. Não existem líderes natos. As pessoas se convertem em líderes pela forma com que respondem as circunstâncias. Os líderes se levantam ou caem segundo as decisões que tomam.

O Ministério de Jesus reflete a alta prioridade que ele dava ao treinamento de líderes. A Palavra nos mostra: “Escolheu doze, designando-os apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar…” Jesus tinha um ministério publico que compreendia a pregação, o ensino e a cura. Tinha também um Ministério privado, dedicado ao treinamento dos discípulos. Você já encontrou líderes que tem um círculo íntimo de uns poucos escolhidos, que passam mais tempo em sua companhia? até Jesus teve um círculo íntimo de discípulos que dele recebia uma atenção especial. Pedro, Tiago e João, foram escolhidos por ele para que o acompanhassem até o jardim do Getsêmani e ao monte da Transfiguração. Jesus sabia antecipadamente as decisões que eles tomariam, e sabia o que podia lhes pedir.

Em Gálatas, Paulo diz que Pedro, Tiago e João são as colunas da igreja. Jesus investiu o máximo de tempo naqueles que carregariam o máximo de responsabilidades. Alimentou as multidões, mas passou a maior parte de seu tempo dedicando-se a treinar líderes, porque a liderança pode ser aprendida. Você esta investindo tempo em aprender a ser líder? Já que você esta lendo esse livro, pode responder que sim. Agora, o que vai acontecer quando você terminar a leitura? O que mais você esta acrescentando a sua agenda para certificar-se de que você esta aplicando esses princípios a sua realidade diária?

No momento em que deixarmos de aprender, deixaremos de ser líderes.

Quando um líder deixa de aprender, deixa também de ser líder. Para sermos eficazes, precisamos nos desenvolver, crescer e converter continuamente ao que Deus quer que sejamos. O aprendizado para ser líder leva toda uma vida. Não digo isso para desanimá-lo, mas para inspirá-lo a buscar sempre formas de melhorar. Quando estudarmos a vida de Neemias nos próximos capítulos, veremos como Deus o preparou e o usou, e como usou a vida das pessoas as quais ele ensinou. Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso.  É necessária mais energia para cortar lenha com um machado que não está afiado que com um machado afiado. Precisamos aprender a trabalhar com mais inteligência, não com maior esforço. As pessoas dizem que o trabalho duro e o que leva ao sucesso, eu conheço muitas pessoas que trabalham duro e, no entanto, não tem sucesso porque não aprenderam a trabalhar com maior inteligência. Tudo o que fazem e trabalhar esforçadamente.

O fato de você estar lendo este livro e examinando estas lições tiradas de Neemias diz mais a respeito de você do que a respeito do autor. Diz que você esta interessado em aprender a ser líder. A pessoa que pensa que já sabe tudo o que precisava saber vai ficar para trás. O que diz: “preciso aprender, preciso crescer” e o que vai ter sucesso.

Há uma razão especial pela qual Deus colocou este livro em suas mãos. O fato de você o estar lendo agora e evidencia de que o Senhor tem um propósito para sua vida. Formou você para ser líder. Ele quer que você influencie a vida dos outros. Veremos no próximo estudo…

Deixe um comentário