A Formação de Um Líder – Parte 4

02
ago

Por que Deus escolheu a Neemias como líder?

Entre todas as pessoas possíveis, por que Deus escolheu a Neemias, o copeiro de um rei pagão? Há três razões para isso: Vejamos…

I – Neemias era sensível diante das necessidades que via ao seu redor

Deus viu o coração de Neemias, e o que ele viu o fez sorrir. Neemias era um homem que se importava com o que Deus se importava. Ele tinha uma vida boa na Babilônia. Sim, era judeu, mas havia nascido ali na Babilônia, durante o cativeiro. Nem sequer havia visto Jerusalém. Os problemas de Jerusalém pareciam estar a um milhão de quilômetros de distância. Quando, porém, ouviu falar do povo de Deus — deprimido, desalentado e derrotado — ele levou a sério essas notícias.

Os líderes são sensíveis diante das necessidades das pessoas que os rodeiam.

Este é o primeiro Princípio de liderança que encontramos no livro de Neemias. Deus usa pessoas que se importam com o que Deus se importa. Para Deus, era importante o fato de os muros de Jerusalém estarem caídos. Neemias se importou com o que Deus se importou, e isto fez dele um líder.

Bob Pierce, o fundador da Visão Mundial, dizia: “Quero que meu coração se quebrante diante das mesmas coisas que quebrantam o coração de Deus”. A primeira qualidade de um grande líder e a sua sensibilidade diante das necessidades que estão ao seu redor.

II – Neemias era digno de confiança

Neemias era um homem de boa reputação. Artaxerxes lhe confiou sua segurança pessoal. Isso significa um grau muito alto de confiança. Deus usa pessoas que sejam dignas de confiança, seguras e fiéis.

Quem é fiel no pouco, também e fiel no muito, e quem e desonesto no pouco, também e desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiara as verdadeiras riquezas? E se vocês não forem dignos de confiança em relação ao que e dos outros, quem lhes dará o que e de vocês? Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiara um e amara outro, ou se dedicara a um e desprezara outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.

Lucas apresenta quatro formas pelas quais Deus prova nossa fidelidade. Uma delas consiste em observar como servimos no Ministério liderado por outra pessoa. Antes de nos confiar um Ministério próprio, ele quer ver como nos comportamos diante da liderança de outra pessoa.

Outra das formas tem a ver com a administração de nossas finanças. A Bíblia indica com clareza que nosso estilo pessoal na administração do dinheiro determina o quanto Deus pode abençoar nossa vida. Se as riquezas terrenas não podem ser confiadas a nós, quem vai nos confiar os verdadeiros tesouros espirituais?

Até que ponto você quer que Deus o abençoe? A decisão e sua. Peca-lhe que o faça digno de confiança e generoso, assim como ele mesmo e digno de confiança e generoso

III – Neemias era disposto Quando houve necessidade de um líder, Neemias disse: “Eu me ofereço! Aqui estou; envia-me a mim!”. Ele tinha o cargo mais invejável de todo o reino, e o problema estava a 1.600 quilômetros de distancia. Levaria meses para chegar ali de camelo. Para Neemias, teria sido muito mais fácil permanecer onde estava, levando a vida fácil do palácio. Ele, porém, disse: “Eu vou! não sou construtor, mas vou reconstruir os muros!”. Não tinha as habilidades necessárias para esse trabalho, mas tinha um coração disponível. Deus o escolheu porque era sensível e de confiança, e se colocou a sua disposição.

Deus não busca nos líderes capacidade tanto quanto busca a credibilidade, a confiabilidade e a disponibilidade. Essas qualidades são, todas elas, questão de decisão. Talvez você diga: “Eu não tenho esses dons, o talento ou o intelecto necessário”. No entanto, não é essa a pergunta que Deus está fazendo a você. Deus quer saber:

• Ele pode acreditar em você? Você tem caráter?
• Seu caráter está sendo desenvolvido?
• Você e sensível com as pessoas?
• Você e digno de confiança?
• Deus pode se apoiar em você?
• Você está disposto?

Nada acontece enquanto não houver quem providencie uma liderança para executar. Tudo pode ser edificado ou destruído de acordo com os líderes. Deus quer usá-lo como líder em seu lar, seu negócio ou sua igreja. Você está disposto a deixar que Deus o use? Você está pronto para a liderança?

REFLEXÕES SOBRE LIDERANÇA

Vamos refletir…

• Você e sensível diante das necessidades que vê ao seu redor, ou se encontra tão envolvido com o que está fazendo, que não pode escutar a voz de Deus?
• Você está consciente das necessidades que os membros de sua família têm?
• Você está consciente das necessidades de seus companheiros de trabalho?
• Você está consciente das maiores necessidades de sua igreja?
• Você poderia mencionar essas necessidades?
• O que comove seu coração?
• Você é confiável?
• Você e digno de confiança?
• Você está disposto?

Deus meu, quero estar disposto a deixar que tu me uses no lugar, no momento e da forma que tu quiseres.

Se você diz estas palavras com sinceridade, Deus vai usá-lo. E quando você deixar que Deus o use, Ele o fara em grande medida. Nestes dias em que as pessoas estão buscando esportes radicais e adrenalina, não há emoção maior que a de nos deixar ser usados por Deus para o seu Reino

Vamos terminar orando assim:

Pai, pedimos-te que nós sintamos desafiados pela vida de Neemias quando estudarmos sobre esse homem. Os princípios têm milhares de anos, mas aplicam-se hoje em nossa vida agitada. Senhor, queremos ser sensíveis e dignos de confiança, e nos colocamos a tua disposição. No nome de Jesus. Amém.

Deixe um comentário