A Oração de Um Líder – Parte 1

18
set

Texto Chave: “Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum.” Ezequiel 22:30

Se fosse realizada uma pesquisa para descobrir as causas secretas de cada idade de ouro da história humana, não nos deveria surpreender o fato de tudo proceder da devoção e da pura paixão correta de um só indivíduo. Não há movimentos de massa genuínos; eles somente aparentam sê-lo. No centro da coluna sempre estará a pessoa que conhece a Deus, e que sabe aonde vai.

Constantemente nos sentimos pressionados, para não dizer tensos, diante da necessidade de proporcionar novos métodos, novos planos, novas organizações que façam a igreja avançar e que assegurem seu crescimento e eficiência. No entanto, o método de Deus são os seres humanos. A igreja anda a procura de métodos melhores; Deus anda a procura de homens melhores.

Deus anda a procura de pessoas que ele possa usar. Anda a procura de líderes, porque nada acontece enquanto não há ninguém que proporcione liderança. Tudo se levanta ou cai, de acordo com a liderança que existe.

Enquanto as pessoas andam ocupadas a procura de métodos, maquinários e motivações melhores, Deus diz: “Eu procuro pessoas melhores, pessoas a quem eu possa usar”. Quando perguntamos as pessoas sobre sua vida particular, são inúmeras as figuras públicas de hoje que usam a desculpa:

“Isso não diz respeito a ninguém”. Alguém chegou a dizer: “Minha vida particular não afeta de modo nenhum a minha capacidade para governar a nação”. Para Deus, isso não é assim. Isso e o que ele diz:

A eficácia na liderança pública e determinada pela vida particular do líder.

Neemias era um homem de oração. Seu diário particular, que se tornou público para nós por meio de seu livro no Antigo Testamento, guarda várias de suas orações, que começam com o que aparece no primeiro capítulo. Por suas conversas com Deus, conhecemos em maior profundidade a vida particular desse homem tão único.

Há algo mais: Deus gostava de responder as orações de Neemias. Você não ficaria encantado em descobrir o segredo desse homem? Se examinarmos com cuidado a vida de oração de Neemias, isto nos pode ajudar a aprender a forma de orar com eficiência, o tipo de oração que Deus gosta de responder.

Quando Neemias soube da crítica situação em que Jerusalém se encontrava, a primeira coisa que fez foi orar. Este e um bom ponto de partida para aprender a ser líder ao estilo de Neemias.

QUANDO UM LÍDER DEVE ORAR?

Antes de fazer qualquer coisa, os líderes devem orar. Quando Neemias ouviu as notícias que lhe deram acerca de Jerusalém, chorou, ficou de luto, jejuou e orou. Mais ainda, não orou apenas por alguns minutos, nem sequer por algumas horas, mas orou “por alguns dias”. O líder faz muitas coisas, além de orar. O líder inteligente, porém, o que deseja agradar a Deus por sua vida, não faz nada antes de orar. Você já pensou o que faz com que algumas pessoas tornem-se líderes e outras, perdedoras? A diferença está nisto: os líderes dão a oração a mais alta prioridade; os perdedores fazem da oração seu último recurso.

Neste século XXI, tão inclinado a técnica, são muitas as pessoas que vivem em constante estado de agitação. são as personalidades do Tipo A: ativas, em contínuo movimento, com tendência aos ataques de coração, orientadas em direção a lucros e metas, sempre ocupadas. Um estilo de vida assim pode ser demasiadamente agitado para orar. Ainda que Neemias tenha vivido séculos atrás, ele não era diferente de você nem de mim. Era um líder orientado para a conclusão de suas metas, que queria o êxito, tal qual nós queremos. Neemias dizia que, antes de fazer qualquer outra coisa, deveríamos buscar tempo para orar.

Neemias era também um homem de ação. Era organizador, motivador e administrador. Sob sua liderança, os muros que estavam destruídos durante décadas foram levantados em cinquenta e dois dias. Antes, porém, de começar a mover-se, caiu de joelhos. Quando ouvia que algo andava mal, não safa para organizar um comitê. Antes de fazer qualquer coisa, estava a sós com Deus e orava. Este era o esquema normal da vida de Neemias.

POR QUE O LÍDER DEVE ORAR?

l. Porque isso mostra que ele depende de Deus

Os seres humanos gostam de se sentir autossuficientes. Qualquer que seja o problema, nós podemos enfrentá-lo. “Para que orar?”, pensamos. “Eu posso resolver esse problema sozinho.” Dizemos: “E agora, o que vou fazer a respeito disto?”, quando deveríamos perguntar: “Meu Deus, o que queres que eu faça a respeito disto?”.

“… sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”, e o que Jesus nos diz. Somente por meio de uma conexão com Cristo que seja fixa, solida e mantida constantemente, poderemos chegar alguma vez a dar fruto em nossa vida.

Na Palavra lemos: “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles e o Reino dos céus”. Não há nada que Deus não esteja disposto a fazer pela pessoa que depende dele. Só podemos começar a ser úteis como líderes quando reconhecermos que dependemos completamente de Deus. Quando a oração se converter em sua primeira reação diante dos problemas, como o era para Neemias, você saberá que está vivendo na dependência de Deus.

2. Porque isso alivia a sua carga

Neemias era um homem compassivo e sensível, um homem que sentia profundamente as coisas. Perturbado pelas más notícias recebidas, tratou de encontrar-se com o coração de Deus por meio da oração. Chorou pelas ruínas, mas não se limitou a ficar de luto ou a gemer. Orou. Levou o problema diante do Senhor. Não murmurou; não gemeu nem se envolveu na autocomiseração. O nome de Neemias significa: “O Senhor e meu consolo”. Ele sabia onde procurar socorro para o coração quebrantado: ele se pôs diante do Senhor.

Deus honra a oração que sai de um coração genuinamente quebrantado. Deseja escutar de nós: “Senhor, não posso com isto. não sei como enfrentar! Ajuda-me!”. Essas são orações a que Deus gosta de responder.

A liderança produz estresse, e o alívio se encontra de joelhos. … mas aqueles que esperam no SENHOR renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

3. Porque libera o poder de Deus

Não há nada que libere o poder de Deus como a oração de fé. Em Jeremias 33.3, Deus diz: “Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece”. A oração pode fazer tudo o que Deus pode fazer. A oração utiliza os mesmos recursos de Deus. Quando se coloca Deus em um projeto, o impossível torna-se possível.

Deixe um comentário