As Tentações da Liderança – Parte 2

04
Maio

A MANEIRA DE MANTER SUA INTEGRIDADE COMO LÍDER

1.Torne mais profunda sua reverencia a Deus.

Neemias tinha mais interesse em agradar a Deus do que a si próprio. “Mas, por temer a Deus, não agi dessa maneira”, ele disse. Que significa esse temor reverencial a Deus?

Em primeiro lugar, tenho esse temor a Deus quando percebo que foi ele quem me colocou na posição de liderança. Neemias não esqueceu que havia sido Deus quem o havia enviado a Jerusalém com a tarefa de reconstruir os muros.

Não é do oriente nem do ocidente nem do deserto que vem a exaltação. E Deus quem julga: Humilha a um, a outro exalta.

Os grandes líderes percebem que são somente mordomos. Compreendem que o mundo não é deles, nem a igreja, nem o seu negócio; são apenas os gerentes, os mordomos, os encarregados das propriedades de Deus. As promoções vêm de Deus, e não das pessoas. Alguém disse: “Não precisamos conhecer os homens-chave, se conhecemos o homem que tem as chaves”.

Em segundo lugar, tenho temor reverencial a Deus quando compreendo que ele vai me pedir contas. Neemias exortou os que estavam abusando de seus vizinhos, perguntando-lhes: “Não deveriam mostrar a devida reverencia a nosso Deus…?”

A Bíblia diz que “O temor do Senhor e o princípio da sabedoria”.

Uma das razões pelas que tantas pessoas pensam que podem se sair bem e continuar fazendo o que não devem e que não tem temor o de Deus. Pensam que podem brincar com fogo e se sair bem.

Obedeçam aos seus líderes e submetam-se a autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.

Esse versículo me assusta. Não assusta você? Deveria! Deus vai me julgar, e também vai julgar você. Não existe autoridade dada por Deus que não venha acompanhada de responsabilidade. A Bíblia diz que os pastores e os líderes terão de prestar contas a Deus.

Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor.

Isso e o que significa ter temor reverencial a Deus. Reverenciamo-lo quando dizemos: “Tu me colocaste aqui, e haverás de pedir contas do que eu venha a fazer com este privilegio”. O líder deve guardar reverencia para com Deus, respeitando-o profundamente.

2.Desenvolva o amor pelas pessoas

Além do mais, cento e cinquenta homens, entre judeus do povo e seus oficiais, comiam a minha mesa, como também pessoas das nações vizinhas que vinham visitar-nos. Todos os dias eram preparados, a minha custa, um boi, seis das melhores ovelhas e aves, e a cada dez dias eu recebia uma grande remessa de vinhos de todo tipo. Apesar de tudo isso, jamais exigi a comida destinada ao governador, pois eram demasiadas as exigências que pesavam sobre o povo.

Vê-se claramente que Neemias era um homem muito compassivo e preocupado com os demais. Estimava genuinamente as pessoas. Irou-se quando uns passaram a explorar os outros, e foi generoso com aquilo que lhe havia sido dado.

Os perdedores se concentram no que podem conseguir; os líderes, naquilo que podem dar.

E de coração integro Davi os pastoreou; com mãos experientes os conduziu.

Este e um dos grandes versículos da minha vida. Uma paráfrase bíblica diz: “Pastoreou-os com generosa entrega”. Peço a Deus que me permita pastorear com integridade e com habilidade. Ao estudar os líderes, tanto os bons quanto os maus, tenho pensado que os que abusavam constantemente do poder, não amavam o seu povo. Os que abusam do poder não tem temor reverencial a Deus, nem amam o seu povo.

Sentindo, assim, tanta afeição por vocês, decidimos dar-lhes não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida, porque vocês se tomaram muito amados por nós.

Se você ama de verdade as pessoas, não abusara delas nem se utilizara delas de forma errada.

Quando ouvi a reclamação e essas acusações, fiquei furioso.

Quando você vê que ferem alguém a quem você ama, ou que abusam dele, você se aborrece? A ira de Neemias por causa das injustiças que havia presenciado e a evidencia do seu amor pelo povo.

Continua no próximo estudo.

Deixe um comentário