Como um Líder Enfrenta Seus Opositores – Parte 3

04
mar

4. Os líderes reafirmam o seu povo

Reafirme seu povo: Fiz uma rápida inspeção e imediatamente disse aos nobres, aos oficiais e ao restante do povo: Não tenham medo deles. Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível, e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas.

Neemias reuniu os seus. Aliviou seus temores, reforçou sua confiança e lhes levantou o moral. Essa e a tarefa do líder. Quando seu negócio, sua família ou sua igreja estão sob ataque, sua tarefa como líder consiste em dar novas forças a seu povo. Levante-os! Encoraje-os e mantenha-se na luta. Diga que Deus está do seu lado. Não tenha medo!

“Lembrem-se de que o Senhor e grande e temível”, lhes disse Neemias. Dele e que vem nossa segurança. Lembre-se do Senhor!

E interessante observar que são muitas as guerras que empregaram lemas que começavam com a expressão “lembrem-se”. A guerra dos Estados Unidos e Espanha teve o lema “Lembrem-se de Maine”. A Primeira Guerra Mundial: “Lembrem-se de Lusitânia”. Os texanos continuam dizendo ainda hoje: “Lembrem-se do Alamo”. E na Segunda Guerra Mundial se dizia: “Lembrem-se de Pearl Harbor”. Todos estes gritos de batalha baseavam-se em alguma derrota grande, digna de ser recordada.

É bom que nós recordemos das lições do passado, mas Neemias focou as coisas de maneira oposta. Não disse: “Lembrem-se da nossa derrota. Lembrem-se do nosso exílio na Babilônia”. O que ele disse foi: “Lembrem-se do Senhor!” Sua mensagem foi: “Olhem para o futuro. Deus é nossa esperança! Tiremos nossos olhos dos nossos inimigos para colocá-los no Senhor, nosso vencedor”.

Quando estiver sofrendo um ataque, a meta do Diabo é que sua atenção esteja colocada na oposição. Se ele conseguir isso, terá ganhado a batalha. Você pode escolher: Você pode focar a oposição, ou a Deus. Você pode focar sua situação financeira, ou o Senhor. Pode focar os juros altos, ou o Pai. Pode focar a economia flutuante, ou o Rei do Universo. O que você vai escolher?

“Lembrem-se de que o Senhor e grande e temível”.

Lembre-se de como Deus é. Ele é grande, é maravilhoso. Quando alguém teme a Deus, quando lhe tem reverencia e respeito, e reconhece seu poder, não teme nada mais.

O temor do Senhor substitui o temor ao homem.

Eu lhes digo, meus amigos: Não tenham medo dos que matam o corpo e depois nada mais podem fazer. Mas eu lhes mostrarei a quem vocês devem temer: temam aquele que, depois de matar o corpo, tem poder para lançar no inferno. Sim, eu lhes digo, esse vocês devem temer.

Se você mantém um respeito saudável por Deus; se você o reverencia e percebe o quão poderoso ele e, você não terá problemas ao temer outras pessoas.

Então, Neemias os exortou: “lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas”. Exortou-os a lutar pela sua vida. Era preciso que eles percebessem que estavam arriscando tudo por tudo.

Então eu disse aos nobres, aos oficiais e ao restante do povo: A obra e grande e extensa, e estamos separados, distantes uns dos outros, ao longo do muro.

Ele sabia que o povo responderia diante de algo tão palpável. Por isso o toque da trombeta era seu sinal de reunião… um sinal destinado a fazer com que se sentissem seguros.

5-Os líderes negam-se a abandonar seu labor

Negue-se a abandonar seu labor: Quando os nossos inimigos descobriram que sabíamos de tudo e que Deus tinha frustrado a sua trama, todos nós voltamos para o muro, cada um para o seu trabalho.

As hostilidades existem. Por todos os lados há críticos dedicados a ridicularizar e espalhar rumores. Precisamos reconhecer esta realidade e seguir cm frente, tal como fizeram Neemias e os israelitas. Recuse distrair-se. Há um ditado que é muito velho e muito verdadeiro: “Quando caminhar se torna duro, são duros os que caminham”.

Todos juntos planejaram atacar Jerusalém e causar confusão.

Esse é o primeiro alvo dos inimigos: provocar confusão.

Este é o segundo: E os nossos inimigos diziam: “Antes que descubram qualquer coisa ou nos Vejam, estaremos bem ali no meio deles; vamos matá-los e acabar com o trabalho deles”.

A meta de toda hostilidade é criar obstáculos para o seu trabalho até paralisá-lo. O inimigo quer que você renuncie. Este é o momento em que devemos dizer: “De forma alguma!”, e continuar trabalhando, aconteça o que acontecer.

Dessa maneira prosseguimos o trabalho com metade dos homens empunhando espadas desde o raiar da alvorada até o cair da tarde. Naquela ocasião eu também disse ao povo: Cada um de vocês e o seu ajudante devem ficar à noite em Jerusalém, para que possam servir de guarda a noite e trabalhar durante o dia. Eu, os meus irmãos, os meus homens de confiança e os guardas que estavam comigo nem tirávamos a roupa, e cada um permanecia de arma na mão.

Quando estamos sob ataque, e o momento de nos mantermos unidos. Neemias abriu o caminho; ele era o que havia estabelecido o ritmo para a obra que estavam fazendo. Não tinha medo de ser o protótipo: sofrer as mesmas provações que o povo sofria, e enfrentar os mesmos perigos.

Os líderes são modelos de perseverança.

O líder e o último a se entregar; o último a abandonar o barco. O líder se recusa a se render.

Que meta ou sonho o inimigo quer que você abandone?

Em que área ele está sussurrando em seu ouvido: “Abandona! Nunca você vai conseguir nada?”. Trata-se do esforço de ler toda a Bíblia em um ano? Ou dessa profissão que você sempre quis exercer? De um sonho? Do seu casamento? De uma ideia? De um Ministério na igreja? Você precisa seguir em frente!

Um dia, Satanás fez um bazar e vendeu todas as ferramentas que havia usado durante anos. Num canto, porém, estava uma ferramenta a qual ele dava um valor especial e, por isso, colocou um preço maior do que todas as outras juntas. Na verdade, não queria vendê-la. A ferramenta era o desânimo. Ele sabia que essa ferramenta tinha funcionado todas às vezes que ele a tinha usado. Então, ficou com ela.

Talvez ele nunca o engane, nem o tente pela imoralidade, mas, sim, ele pode desanimá-lo. Satanás sabe que um cristão desanimado e um cristão inútil. Quando deixamos que o desânimo vença, e porque desviamos os olhos do Senhor para focar as circunstancias. Uma vez que Satanás nunca vendeu essa ferramenta, ainda a utiliza nos dias de hoje.

A perseverança é a prova máxima da liderança. É a prova do ácido.

O que você faz quando o caminho se torna duro? Como você conduz as coisas quando alguém zomba de você por ser cristão? Talvez suas palavras firam você, mas não podem detê-lo. O segredo do sucesso consiste simplesmente em durar mais do que os seus críticos.

Lembre-se: o carvalho e só uma pequena noz que se recusou a ceder. Você não precisa ser um gênio; só precisa se manter firme. Com o tempo, você vai continuar além dos seus críticos. Não existe nada que o Diabo mais queira fazer do que nos atrasar, nos deter, e nos colocar em ponto morto.

Você fica tentado em voltar atrás com respeito a algo que Deus pediu que você fizesse? As hostilidades vêm aos montes. Talvez na sua vida, você esteja num desses momentos de maré baixa, mas essa maré voltara a subir. Não se dê por vencido!

Deixe um comentário