Como Um Líder Motiva Outros – Parte 4

08
nov

8. Um líder responde a oposição com rapidez e firmeza: Quando, porém, Sambalate, o horonita, Tobias, o oficial amonita, e Gesém, o árabe, souberam disso, zombaram de nós, desprezaram-nos e perguntaram: “O que vocês estão fazendo? Estão se rebelando contra o rei”

A hostilidade diante do projeto de Neemias estava crescendo. No princípio, tratava-se somente de Sambalate e Tobias. Agora Gesém os acompanhava. E um esquema típico. A hostilidade cresce à medida que o projeto avança.

Mais adiante, descobriremos que as hostilidades lhe vinham de seis frentes distintas. Neemias enfrentou oposição de todos os lados!

Primeiro, “zombaram de nós, desprezaram-nos e perguntaram”. Zombaram quando ouviram falar do plano. Os muros estiveram em ruínas por noventa anos. Por acaso o construiriam agora? Para seus inimigos, tudo aquilo era uma gozação. Quando a oposição não deteve o projeto, eles o acusaram de rebelião contra o rei. Essa tática havia funcionado em uma ocasião e deteve a edificação dos muros, portanto por que não a utilizar novamente? Se o rei chegava a crer que estava perdendo uma fonte de renda, era certo que deteria o projeto. Agora, entretanto, não funcionou, porque Neemias estava na cena e não puderam tirá-lo da situação.

Eu lhes respondi: O Deus dos céus fará que sejamos bem-sucedidos. Nós, os seus servos, começaremos a reconstrução, mas, no que lhes diz respeito, vocês não têm parte nem direito legal sobre Jerusalém, e em sua história não há nada de memorável que favoreça vocês! Neemias negou-se a discutir. Sabia que a reconstrução dos muros era ideia de Deus, e, portanto, limitou-se a declarar isso. Ele disse que o projeto e a ideia procediam de Deus. E uma vez que aquilo tudo era ideia de Deus, tudo o que o povo precisava fazer era confiar que Deus lhes faria prosperar. Quando você se encontrar em uma situação parecida, e souber que Deus está do seu lado, o mais sábio e não discutir com seus opositores.

O que Neemias fez foi revelar os motivos egoístas de seus inimigos. Compreendia que se Jerusalém fosse reconstruída, isto reduziria o tamanho do reino deles, assim era lógico que eles se opusessem ao projeto. Revelou os motivos deles. Quando eles o acusaram de se rebelar contra o rei, Neemias limitou-se a pegar as cartas que tinha, e que estavam assinadas pelo próprio Artaxerxes. Isto os calou… pelo menos por um tempo. O fato de ver Neemias defendendo sua causa fez com que a moral dos judeus crescesse enormemente. Depois de anos de derrota, finalmente havia alguém que não tinha medo de defendê-los. Neemias não teve medo de dizer a seus inimigos: “vocês não têm direito histórico algum sobre esta i idade”.

Meus irmãos, não se admirem se o mundo os odeia. Se você começa a trabalhar para Deus, pode ter certeza de que sofrera oposição. Quando outros ridicularizarem você por sua posição a favor de Deus, não se surpreenda. No mesmo momento em que fizer uma declaração pública da sua fé, você se convertera num alvo para os que não compartilham dela. Isto e certo na vida, façamos o que façamos, haverá sempre quem não estará de acordo conosco. A única forma de evitar crítica na vida é não fazer nada, não ser ninguém e não dizer nada. Uma vez que você decidir por viver para Jesus Cristo, haverá alguém, em algum lugar, que vai rir de você. Pode ter certeza disso; deixe que eles riam.

As pessoas vão colocar em julgamento sua motivação, como estes fizeram com Neemias, ao desafiá-lo dizendo: “Por acaso você está tratando de construir seu império? você está querendo alimentar seu ego, querendo fazer o que nenhum outro fez em noventa anos?”. Tudo isto faz parte do preço da liderança.

O tamanho de seu Deus determina o tamanho de suas metas. Todo mundo necessita de Jesus. Quando Deus nos dá uma visão, não podemos colocar limites ao que Deus quer fazer com ela. A visão e de Deus, não é sua nem minha. Colocar limites seria o cúmulo da arrogância. Sinceramente, não temos direito algum de fazer isso.

Aprenda a lição da resposta diplomática que Neemias deu diante de sua repentina ascensão. Como um ajudante de Artaxerxes, Neemias se encontrava num papel de gerência de segunda. Então, foi promovido de repente a líder do projeto de reconstrução dos muros. A muitas pessoas lhes custaria uma mudança assim. O aumento repentino de poder e demasiado para eles. “você conhece alguém que passou por uma situação como essa?”.

Neemias nos mostra a forma de manejar com delicadeza a transição entre postos de trabalho, o poder e as hostilidades. Durante noventa anos, as pessoas estiveram dizendo: “Não é possível fazer. Estes muros estão em ruínas, e assim vão continuar. O trabalho e grande demais”. Agora aparece em cena Neemias, pronto para pôr as mãos a obra. Transforma uma comunidade hostil e apática em uma equipe entusiasmada, pronta para começar. E faz isso em três dias. A partir de seu exemplo, vamos rever os passos que deu, de modo que você possa aprender a ser um líder como ele. Vamos refletir…

  • Tenha certeza de que lhe farão oposição. As oportunidades sem oposição não existem. Por mais excelente que seja sua ideia, você deve esperar que alguém tente desacreditá-la. você precisa estar consciente disso, antes de começar, e se afastar do tipo de angústia que pode fazer que você ponha tudo a perder, mesmo antes de ter começado. Se Deus está nos seus planos, ele vai enfrentar essas oposições.
  • Espere o momento oportuno. Quando vier uma grande ideia, não aja de forma precipitada contando a todos os seus conhecidos. Mantenha em segredo por um tempo e espere o momento oportuno. Assegure-se de estar descansado. Assegure-se de que dedicou tempo a oração e ao planejamento. Há um momento oportuno para cada coisa.
  • Enfrente a realidade. Quando propuser algo a alguém, não se apresente sem que tenha todos os dados em mãos. Quando lhe disserem: “E isto, o que e?”, não vai ser agradável para você ter de responder: “Não tinha pensado nisto”. Vá armado com dados e cifras para respaldar aquilo de que quer falar. Relembre o que diz a Palavra: “O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa.” Os bons líderes investigam as coisas por sua conta.
  • Identifique-se com as pessoas. O líder que diz: “Eu estou aqui para dizer o que tem de ser feito” não conseguira ganhar o respeito das pessoas. Neemias não chegou empurrando e dizendo: “Vim para reconstruir os muros. Se quiserem me consultar, estarei em meu escritório”. Em lugar disso, o que disse foi: “Temos um problema, e isto e o que necessitamos fazer com ele. Reconstruamos”. Um grande líder compreende o poder que tem a identificação, a apropriação e o trabalho de equipe.
  • Dramatize o problema. Neemias apresentou uma imagem clara do problema, com o fim de acentuar sua gravidade. Desde o princípio disse que o trabalho ia ser duro. Em todo sentido, foi sincero com o povo quanto ao que lhes esperava. Ao mesmo tempo, reconheceu o valor que tinha apelando ao orgulho do povo, como povo escolhido de Deus, e ao seu desejo natural de glorificar a Deus. Esse era o maior de todos os motivos. Quando você enfrentar dificuldades, não guarde só para você. Comunique suas necessidades com a equipe de tal modo, que eles se sintam inspirados a ajudá-lo. Os grandes líderes inspiram a trabalhar em equipe.
  • Peça uma resposta específica. Neemias disse com todo o realismo: “Preciso de ajuda. Eu sozinho não posso fazer isso”. Em seu otimismo, também lhes disse: “Sei que podemos conseguir, se trabalharmos juntos. Vamos reconstruir os muros!”. Deixe que as pessoas conheceram, com exatidão, o que você precisa que façam, e depois encoraje-as, assegurando-lhes que, com a ajuda de Deus, podem conseguir.
  • Encoraje com seu testemunho pessoal. As pessoas respondem de maneira positiva aos testemunhos da obra de Deus em nossa vida, como aconteceu no caso de Neemias. Ele falou da benção de Deus, da visão e da confirmação por meio das circunstâncias, e as pessoas creram. Sua fé foi edificada e desafiada pelo que ouviram. Se, para Deus, era tão importante ver os muros reconstruídos, como eles iriam negar-se a fazê-lo? Houve uma transferência de visão. Agora, o sonho pertencia ao povo. Podiam ver a mão e o Espírito de Deus na vida de Neemias, e estavam prontos para segui-lo. Quais são as evidências de que a mão de Deus está sobre sua vida?
  • Responda com rapidez e firmeza aos opositores. Neemias sabia que era inútil discutir. Como você age com os que se opõem a você? Se seus planos e sonhos vem de Deus, a batalha também e dele.

Se você é líder, deve compreender que há planos que Deus tem para sua vida, e metas que quer alcançar por meio dela, e que há pessoas que não vão gostar de sabê-lo. Esteja certo disso. Haverá alguém, em algum lugar, que não estará de acordo com a direção pela qual Deus o está levando. Será necessário que você se posicione. Nós, cristãos, precisamos ser realistas quanto à popularidade da nossa decisão de seguir a Cristo. Nem todo mundo vai reagir de forma positiva diante do que temos decidido fazer. Na verdade, e possível que haja aqueles que se oponham com todas as suas forças. Tanto você quanto eu, precisamos estar preparados para as críticas e para sermos ridicularizados. Você está disposto a viver para Jesus Cristo, sem se importar com o que os outros pensam?

Esse é o começo da liderança.

Deixe um comentário