Como um Líder Resolve Seus Conflitos – Parte 2

08
abr

A SOLUÇÃO PARA O CONFLITO

Neemias sabia que tinha um sério problema nas mãos. Todo o seu projeto poderia ruir, e os muros nunca seriam reconstruídos. Os judeus estavam se explorando uns aos outros, brigando uns contra os outros, e famílias contra famílias. Aquilo era pior do que brigar contra um inimigo. O fato de existir um inimigo comum muitas vezes reúne os soldados e cria unidade. Quando, porém, estamos brigando entre nós, a nossa equipe se destrói.

PRIMEIRO PASSO – Ire-se

Quando ouvi a reclamação e essas acusações, fiquei furioso.

Se você, como líder, vê que a harmonia do seu grupo é ameaçada de alguma forma, você deve se aborrecer. Seu papel como líder é proteger a harmonia. Neemias não passou por alto o problema que estava dividindo sua equipe. Ele levou a sério.

Algumas vezes é adequado irar-se. Há ocasiões em que o correto é isso. Neemias não estava apenas aborrecido, mas este versículo diz que ele se aborreceu e muito.

Quando vocês ficarem irados, não pequem.

Deus autoriza a ira. Ele se ira. Jesus se irou. Você pode irar-se sem pecar. Quando vir a falta de harmonia causada pelo egoísmo, como líder, o melhor que você pode fazer e irar-se. Seja como Neemias: leve isso a sério. Há um tipo de ira correto e outro incorreto. Ser líder consiste em conhecer a diferença entre um e outro.

Neemias não estava irado por nenhum dano ou injustiça contra a sua pessoa. Não estava devolvendo o golpe porque lhe haviam ferido o ego. Ele não estava motivado por uma revanche. Essa ira teria sido do tipo incorreto. Sua ira era uma indignação justificada. Estava aborrecido por causa do egoísmo e da exploração por parte daqueles ricos. Estava furioso ao ver que a cobiça e o egoísmo deles poderia chegar a deter o projeto de reconstrução dos muros. “Para que servem os muros, se os que vivem dentro deles estão enganando uns aos outros?”, pensava.

Como povo de Deus, precisamos nos irar contra o pecado.

“Diariamente entramos em contato com tantas tragédias humanas, que temos experimentado o que alguns chamam de “fadiga da compaixão”. Depois de ter sentido pena por tantas vítimas das inundações, dos terremotos e das guerras, simplesmente não podemos encontrar a identificação que sabemos que deveríamos ter para outras novas vítimas. Mas pior ainda do que a fadiga da compaixão e a fadiga da indignação. Muitos de nós parecem ter perdido a capacidade de irar-se tanto quanto deveriam, com as mentiras, o engano e o roubo. Permanecer indiferente para o mal, encolher os ombros diante dele e rir são os sintomas de uma avançada degeneração do sentido da moralidade. E como se alguém tivesse dado uma dose gigantesca de novocaína(usado para anestesia) a nossa consciência nacional”. Louis COSSELL

O líder necessita ter fogo em seus ossos. Não há nada que indigne mais um líder que as divisões. No MIESF12, essa é a única coisa que realmente me enfurece. Sinto ciúmes pela harmonia em minha igreja. Sinto ciúmes pela unidade nela.

O de que aqueles construtores de muros menos precisavam era uma luta interna. Já tinham bastante com o que vinha de fora.

SEGUNDO PASSO – Tome tempo para refletir: pense antes de falar

Fiz uma avaliação de tudo e então repreendi os nobres e os oficiais, dizendo-lhes: “Vocês estão cobrando juros dos seus compatriotas!” Por isso convoquei uma grande reunião contra eles…

A Bíblia faz a seguinte paráfrase destas palavras: “Fiz uma avaliação de tudo e então repreendi os nobres e os oficiais”. Os oficiais do governo eram os que estavam literalmente roubando aos demais. A palavra hebraica usada aqui significa literalmente “consultei comigo mesmo”.

A primeira reação de Neemias foi irar-se, mas manteve uma longa conversa com ele mesmo antes de atuar como consequência dessa raiva. Ele buscou um lugar para estar sozinho com Deus, orou a respeito da situação e refletiu muito sobre ela. Sabia que necessitava terá perspectiva correta. Quando a raiva se baseia nas emoções pode produzir muito estrago. Neemias planejou sua resposta e consultou a Deus. O que você quer que eu diga, Senhor? E falou extensamente de si para si. Algumas vezes, o líder precisa conversar com ele mesmo, em vez de piorar a questão, envolvendo outra pessoa. Necessitamos compreender o que provocou nossa ira.

Antes de agir com ira, separe algum tempo para refletir sobre o problema e pensar bem. Quando estamos irados, nossa primeira reação pode ser errada. Você já cometeu alguma vez esse erro?

Você deve se irar somente quando vir que o egoísmo e um obstáculo a obra de Deus ou que a danifica. Essas são as coisas pelas quais você deve se irar. No entanto, você deve se certificar de separar um tempo para orar e pensar antes de falar. Do contrário, talvez tenha de se lamentar por ter falado.

Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irarse, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.

Tiago oferece o antídoto. Não é uma contradição; o que ele faz na realidade e esclarecer a indicação de Paulo: “Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Há uma diferença entre a ira do homem e a ira de Deus. Quando nós nos iramos, atuamos para nos vingar. Quando nós iramos com a ira de Deus, atuamos com justiça. Nossa atuação não compreende nenhuma vingança pessoal. Não se ire porque o feriram, o irritaram, frustraram ou desiludiram. Essa e uma classe errada de ira: a ira egoísta. Nem sempre as pessoas estarão a altura das nossas expectativas, mas isso não é razão para uma ira justa. Afinal de contas, Deus já sabe que vamos decepcioná-lo e, apesar disto, continua nos amando. Ire-se com a ira de Deus e não com a sua ira.

Se você está sempre pronto para ouvir e é tardio para falar, “ser lento para a ira” vai ser algo natural. E depois de ter refletido bem nas coisas, a ira que terá vai ser a ira justa. Você se alegrara de não haver dito a primeira coisa que veio a sua mente. A ira impulsiva sempre põe você em problemas. Tenho visto como muitos líderes, embora sejam excelentes em outro aspecto, prejudicam a eficácia de seu trabalho em virtude de uma reação impulsiva de ira momentânea. Pense antes de falar.

Pense nestes dois passos. Que nota você se daria para eles? O que você faria para avançar, dando estes passos?

P.A.R.A: Pense, Assimile, Reflita e Aja!

Continua…

Deixe um comentário