Meu Sonho Tem Nome – Parte 3

15
jul

Cinco fases na vida de José

“José teve um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. Pois ele lhes disse: Ouvi, peço-vos, este sonho que tive: Estávamos nós atando molhos no campo, e eis que o meu molho, levantando-se, ficou em pé; e os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. Responderam- lhe seus irmãos: Tu pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por causa dos seus sonhos e das suas palavras. Teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim. Quando o contou a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é esse que tiveste? Porventura iremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos com o rosto em terra diante de ti? Seus irmãos, pois, o invejavam; mas seu pai guardava o caso no seu coração.” (Gênesis 37:5-11)

José teve uma experiência difícil por causa do seu sonho. Então, você precisa compartilhar os seus sonhos com seus irmãos. Se não gostarem, se o perseguirem, se quiserem matá-lo, se ficarem com ciúmes, se armarem laços, não há problema, o sonho se cumprirá.

O texto afirma que José era odiado pelos irmãos bem antes de publicar-lhes o seu sonho. Após compartilhar o sonho, ele foi apenas mais odiado ainda (Gênesis 37:5). Então, não se preocupe, porque o sonho de Deus não morre jamais, não morre nunca.

José deveria ser um tremendo líder dentro de casa. Ele conquistou o coração do pai como nenhum outro de seus ir- mãos. José foi estratégico. Ele não queria saber o que os ir- mãos pensavam do pai, mas queria saber o que o pai pensava dele. José se relacionava com o pai, estava mais próximo dele a ponto do pai não conseguir esconder o quanto amava José, presenteando-o com uma túnica talar.

Na Bíblia, a bênção fica para o primogênito e José não era o primogênito, mas ele era líder. Ele tinha um coração li- gado ao pai, ele se aproximava do pai e caminhava com ele. Observe como o seu discípulo mais próximo é aquele para o qual você dispensa mais atenção e por quem acaba se afeiçoando mais.

Então, não faça o papel inverso com o seu líder, não encaminhe o seu coração de forma diferente. Conquiste o seu líder até o ponto dele dar-lhe uma túnica. E o que é túnica? É a unção. Você precisa compreender a dimensão da importância de uma mão na sua cabeça abençoando a sua vida. A confecção da túnica é o toque da unção.

Quando José pediu que os seus irmãos o ouvissem contar o seu sonho, os irmãos duvidaram que ele reinaria sobre eles e sobre o pai. E com isso, odiaram-no mais. José, ao sonhar novamente, contou o sonho mais uma vez aos irmãos o que despertou a ira deles por completo. Os irmãos tinham ciúmes de José, mas Jacó guardou o sonho consigo no coração.

Jacó repreendeu José enquanto ele contava o sonho, in- tencionando amenizar o tormento entre os irmãos, mas dentro do seu coração ele creu no sonho do filho. A Bíblia não mente, e por isso denuncia sentimentos. A Bíblia não diz que Jacó saiu da sala ou que deu as costas… não! Jacó guardou no coração o sonho de seu filho.

Não há nada melhor do que o sonho estar guardado no coração do pai. Não há nada mais saboroso e poderoso do que você saber que o seu sonho está no coração do pai. Ainda que seus irmãos tenham ciúmes de você, o pai guarda o seu sonho no coração dele. Não há um lugar melhor para que o seu sonho esteja do que no coração do pai.

Se os seus sonhos estiverem guardados no coração do pai, não haverá ciúme que possa impedi-lo de se cumprir. O melhor lugar para se guardar um sonho é no coração do líder que está sobre nós. Ainda que queiram nos ignorar, o Senhor não ignora o nosso sonho.

O coração é a sede da segurança. Conquistar o coração é conquistar tudo. O sonho que você tem está guardado no lugar mais seguro: o coração do Pai. Ninguém pode roubá-lo. Quem vai entrar no coração de um pai para roubar o sonho de um filho? Se Deus é o nosso Pai, os nossos sonhos estão no coração dEle.

Quem poderá tirar esse sonho do coração do Pai? Se o líder que é autoridade sobre você e o ama, e conhece os seus sonhos, que mais você pode temer? Se ele compartilha dos seus sonhos, se ele trabalha com você, alegra-se, jubila, traz estímulo, como é que ele vai ser uma ameaça? Pelo contrário, ele vai desatar os seus sonhos. Você precisa estar com seus discípulos para desatar sonhos, e lhes dar nomes. Identifique os seus sonhos.

O nome do sonho é colheita. Por quê? José, quando apresentou o sonho, sinalizou a colheita. Ele viu feixes de trigo. Qualquer pessoa sabe que feixe de trigo representa colheita. José viu feixes de trigo na mão de todos os seus irmãos.

O sonho representava que ninguém ficaria sem a sua parte na conquista; todos teriam o seu fruto, todos colheriam. Mas, sempre haverá um líder sobre. Sabe de onde Deus levanta os líderes? De dentro dos nossos irmãos. Buscar líder de fora não funciona no ministério. É de dentro da genealogia de crédito, de onde fomos gerados, que Deus levanta os irmãos.

O sonho de José chama-se colheita. José via trigo se levantando e se prostrando. É interessante que José não viu uns com trigo e outros não. Ele contou o sonho verdadeiro. Ele disse que todos teriam frutos, mas um dentre eles desponta- ria mais do que os outros.

E chegou um dia no qual os irmãos de José tiveram que se aliar a ele, porque senão morreriam de fome. Quem não se submete ao que frutifica morre de fome. Se você não quer morrer de fome, sonhe com ele. Essa fome não é física, é emocional e espiritual. Todos terão frutos, mas cada um vai produzir uma quantidade de frutos diferentes. Entretanto, não deve haver inveja e ciúmes. Devemos nos unir ao sonho do outro.

Você deve associar-se a líderes que sonham. Você nunca terá sucesso com um líder que sonha menos que você, mas também você não terá êxito com um discípulo que sonhe mais que você. O processo é o mesmo. Se você tem um discípulo que sonha mais do que você, ele vai querer conquistar as nações e você vai dizer: fique quieto: Ele se cansará de você e buscará alçar novos voos. Para que isso não aconteça, você precisa sonhar os sonhos do coração de Deus. Sonhe! Continua…

Deixe um comentário