O Sonhador Administra na Escassez – Parte 1

15
jul

Texto Chave: “E não havia pão em toda a terra, porque a fome era muito grave; de modo que a terra do Egito e a terra de Canaã desfaleçam por causa da fome. Então José recolheu todo o dinheiro que se achou na terra do Egito, e na terra de Canaã, pelo trigo que compravam; e José trouxe o dinheiro à casa de Faraó. Acabando-se, pois, o dinheiro da terra do Egito, e da terra de Canaã, vieram todos os egípcios a José, dizendo: Dá- nos pão; por que morreremos em tua presença? porquanto o dinheiro nos falta. E José disse: Dai o vosso gado, e eu vô-lo darei por vosso gado, se falta o dinheiro. Então trouxeram o seu gado a José; e José deu-lhes pão em troca de cavalos, e das ovelhas, e das vacas e dos jumentos; e os sustentou de pão aquele ano por todo o seu gado. E acabado aquele ano, vieram a ele no segundo ano e disseram-lhe: Não ocultaremos ao meu senhor que o dinheiro acabou; e meu senhor possui os animais, e nenhuma outra coisa nos ficou diante de meu senhor, senão o nosso corpo e a nossa terra; Por que morreremos diante dos teus olhos, tanto nós como a nossa terra? Compra-nos a nós e a nossa terra por pão, e nós e a nossa terra seremos servos de Faraó; e dá-nos semente, para que vivamos, e não morramos, e a terra não se desole. Assim José comprou toda a terra do Egito para Faraó, porque os egípcios venderam cada um o seu campo, porquanto a fome prevaleceu sobre eles; e a terra ficou sendo de Faraó. E, quanto ao povo, fê-lo passar às cidades, desde uma extremidade da terra do Egito até a outra extremidade. Somente a terra dos sacerdotes não a comprou, porquanto os sacerdotes tinham porção de Faraó, e eles comiam a sua porção que Faraó lhes tinha dado; por isso não venderam a sua terra. Então disse José ao povo: Eis que hoje tenho com- prado a vós e a vossa terra para Faraó; eis que tendes semente para vós, para que semeeis a terra. Há de ser, porém, que das colheitas dareis o quinto a Faraó, e as quatro partes serão vossas, para semente do campo, e para o vosso mantimento, e dos que estão nas vossas casas, e para que comam vossos filhos. E disseram: A vida nos tens dado; achemos graça aos olhos de meu senhor, e seremos servos de Faraó. José, pois, estabeleceu isto por estatuto, até ao dia de hoje, sobre a terra do Egito, que Faraó tirasse o quinto; só a terra dos sacerdotes não ficou sendo de Faraó. Assim habitou Israel na terra do Egito, na terra de Gósen, e nela tomaram possessão, e frutificaram, e multiplicaram-se muito.” (Gênesis 47:13-27)

Um sonho não é verdadeiro se ele não for precedido de uma visão correta da conquista. Também não vale a pena sonhar se a conquista não for efetivada. Somos pessoas chama- das a sonhar para conquistar no sobrenatural e sermos conhecidos como sonhadores conquistadores.

Idade não limita conquista. Quanto mais experimentado na vida, mais chances temos de sonhar e prosperar. A experiência reduz os riscos e o tempo. Um jovem de vinte anos, por mais sábio que seja e por mais que tenha alcançado êxito e conquista, nunca terá o mesmo êxito de uma pessoa experiente, porque uma pessoa experiente não aventura a sua conquista.

Nenhum de nós está impedido na conquista. Todos nós estamos dentro de um propósito. Não pense que você está velho. Não envelhecemos no Planeta, amadurecemos. Deus nos dá a bênção de amadurecermos para que galguemos novas experiências.

Administrando na escassez

Muitas pessoas não vivem ainda uma prosperidade abundante. Logo, precisam administrar o pão de cada dia. Enfrentam algumas dificuldades porque ainda não têm experimentado da abundância que Deus lhes entregará.

Precisamos entender que somos uma Nação que ainda não alcançou a conquista que Deus tem para nós em sua completude, estamos experimentando apenas a conquista da sobrevivência. Quantas vezes não sabemos nem mesmo como pagar uma faculdade para o filho.

Deus mudará a nossa história como Nação, pois muitos estão galgando conquistas sem poder usufruir delas. Esse não é o plano de Deus para nossas vidas. O Senhor não tem prazer em nos ver apenas sobrevivendo e colocando o café a mesa. Ele tem uma vida em abundância em todas as áreas de nossas vidas.

Deus nos criou com poder administrativo. Então, precisamos utilizar toda a nossa potencialidade. Temos que nos parecer mais com nosso Pai: pensar de forma macro, gerenciar de forma macro. Quando Deus nos entrega algo, Ele também nos dá a habilidade para gerenciar o que está-nos entregando.
Deus está-nos dando habilidade e gerenciamento para que aprendamos a administrar na escassez para chegarmos no tempo da abundância sem falta de nada. Precisamos ter uma administração que seja possível de ser concluída. Administração não se faz com emoção. A emoção deve ser para o resultado da administração.

Haverá dias que não teremos falta de nada porque aprenderemos administrar com paciência, perseverança, gerenciamento, unção, inteligência. Precisamos compreender que as metas são imprescindíveis na vida de um líder.

Tomaremos por perfil a conquista de um sonhador que sonhou um sonho. Você pode pensar: ‘Que redundância! Se alguém sonhou, é porque é sonhador, e é claro que foi um sonho: Porém, existem pessoas que sonham, mas não lembram no outro dia do que se tratava, não sabem o que sonharam. Sonho é tudo que invade a sua essência e você sabe que ele existe.

Quando o sonho é profético, ele começa a permear nossa vida de forma que nunca nos esquecemos dele. O Senhor encherá sua vida de sonhos proféticos e abrirá sua mente para que o seu cérebro administrativo comece a gerenciar esses sonhos de forma que a linha da conquista não seja perdida. Em breve, você somará uma conquista que não poderá ser medida e será uma conquista verdadeira.

O lugar de Guardar os Sonhos

O gerenciador guarda o sonho em dois lugares: esfera física e esfera espiritual.

-Esfera física: Na esfera física, guardamos o sonho no coração e no coração de alguém que possa acreditar em nosso sonho. Não podemos colocar um sonho nobre no coração de uma pessoa que não seja comprometida. O sonho da razão é operacionalizado com pessoas comprometidas. José foi um homem que compartilhava os seus sonhos com o pai, confiava seus sonhos a ele. A Bíblia diz que o pai, Israel, guardava os sonhos de José em seu coração. “Seus ir- mãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.”(Gênesis 37:11)

Precisamos saber que na esfera física o nosso sonho precisa de alguém para nos respaldar. Alguém que seja tão ou mais maduro do que nós. Alguém que, após saber o nosso sonho, não se torne um traidor, mas se torne aliado a um projeto e a uma conquista, alguém que seja indesistível.

O Senhor providenciará pessoas nobres para estar ao nosso lado, pessoas que nos ajudem, para que todos os nossos sonhos se transformem em realidade.

-Esfera espiritual: Na esfera espiritual, o sonho está no coração de Deus. Precisamos compartilhar nosso sonho com a pessoa que está acima de nós. Aqui vai uma dica: quando você compartilhar o seu sonho com alguém e observar que a pessoa se distrai, não continue, porque não valerá a pena. Você está sendo visto ape- nas como louco e não como sonhador.

Fé não se explica na lógica e, para crer em sonhos, é necessário ter fé. O sonho na esfera física é necessário ser contado para alguém que se interesse pelo seu sonho e o mesmo deve ser feito na esfera espiritual.

Um dia compartilhei um sonho muito precioso com pessoas que não entenderam o tempo em que eu estava vivendo nem o que Deus estava proporcionando-lhes e, por isso, alguns enterram o talento e perdem os frutos.

Hoje, mais do que nunca, eu sei a importância de compartilhar meus sonhos com pessoas que acreditam e que sabem aproveitar as oportunidades, com pessoas que sonharão juntamente comigo. Quem é a pessoa que se interessa pelo seu sonho? Qual é a pessoa que acredita no seu sonho tanto quanto você? Não podemos nos unir a pessoas que só querem o autobenefício. José compreendia essa verdade. O sonho de José entrou no coração de alguém que sonhava de forma tão absurda quanto ele. Faraó confiou o seu coração a José e fez dele governador do Egito. Qual é o seu sonho? Uma pessoa sem sonhos não conquista, vive nos acidentes naturais da vida. Uma pessoa que sonha vive dos projetos do coração do Pai, dos sonhos de Deus para conquistar no sobrenatural. Deus lhe dará um sonho para que você não viva nos acidentes, mas nos projetos.

Deixe um comentário