Os Planos de um Líder – Extra 01

03
out

OS LÍDERES ESTÃO DISPOSTOS A PEDIR AJUDA A OUTROS

Não têm, porque não pedem.

Os líderes reconhecem que, para atingir suas metas, necessitam da ajuda de outros. Precisamos pedir ajuda a Deus e a outros. Nenhum líder pode realizar grandes tarefas sozinho. Não cometa o erro de supor que ninguém quer envolver-se, porque você não pediu. Deixe que decidam por si mesmos. Deixe que tomem a decisão. Não tenha medo de pedir ajuda. É necessário incrível ousadia para fazer o que Neemias fez, ao pedir ajuda a um rei pagão, um homem que tinha em suas mãos o poder da vida e da morte. Como havia dedicado quatro meses orando e planejando, a fé de Neemias foi fortalecida. Ainda que seus joelhos tremessem, sua confiança em Deus lhe deu a coragem necessária para avançar com seu plano.

O coração do rei e como um rio controlado pelo SENHOR; ele o dirige para onde quer. Provérbios 21:1

As decisões mais sábias são as tomadas após oração e planejamento. Deus escolhe a direção que o líder prudente reconhece por meio desses dois recursos. A história de Neemias ilustra a verdade que é Provérbios 21.1. Deus tinha o controle total sobre o coração daquele rei pagão. Deus e especialista em transformar corações.

Talvez você sinta o desejo de realizar algo em seu lugar de trabalho. Como não é o presidente da empresa, sente que sua influência é limitada. Você e um dos administradores do nível médio, e os planos que você executa raramente são seus. você precisa saber isto: o coração do executivo, como o coração do rei, esta nas mãos do Senhor, que pode levá-lo onde ele quiser. O coração do presidente de sua empresa esta nas mãos de Deus. E Deus é especialista em mudar corações. Ele e soberano, de modo que tudo o que acontecer e decisão dele. Isso e certo, inclusive quando os planos não tomam o curso que você pensa que deveriam tomar. Deus continua tendo o controle de tudo. Nós conseguimos ver as coisas a curto prazo. Deus vê muito além no caminho.

Neemias não tratou de manipular o rei. Quando o rei perguntou: “O que está acontecendo?”, ele foi sincero. “Minha cidade de origem está em ruínas”, disse. Não inventou uma história de como regressar a Jerusalém por motivos falsos. Não tentou enganar ao rei, nem brincou com ele. O que fez, de fato, foi falar com Deus sobre ele. Neemias reconhecia que o coração do rei estava nas mãos de Deus, de modo que pediu a Deus que lhe concedesse o que ele lhe pedia, por meio de Artaxerxes.

Quando você tiver um chefe que não simpatiza com um projeto ou uma meta que você tenha, não tente manipulá-lo. Em vez de manipulá-lo, faça o mesmo que Neemias: limite-se a falar com Deus sobre ele. O coração do rei — e de seu chefe — está nas mãos de Deus. Somente ele pode mudá-lo. Quando você tentar fazer isso, terá caído na manipulação. Deixe que seja Deus quem mude o coração. Ore por esse chefe, e observe como Deus faz a mudança. Essa e sua atividade favorita.

Visto que a bondosa mão de Deus estava sobre mim, o rei atendeu os meus pedidos.

Neemias atribuiu todo o mérito a Deus. A primeira metade do livro de Neemias e autobiográfica; a segunda metade está narrada em primeira pessoa, de modo que é possível que Esdras, ou outro dos cronistas daquele tempo, a tenha escrito. Aqui, no segundo capítulo, e Neemias mesmo quem diz que Deus está por trás de tudo o que está acontecendo. Neemias sabe perfeitamente que a vitória não é resultado da sua capacidade.

Quando reconhecemos a mão de Deus por trás das pessoas que estão atrasando nosso projeto — esse projeto que, sabemos, vai transformar o mundo — estamos demonstrando maturidade espiritual. Neemias disse: “Deus estava comigo”. Se, entretanto, ele não tivesse orado e planejado, e não estivesse disposto a agir e a se arriscar — e se ele nem tivesse tornado conhecimento do que estava acontecendo de acordo com o calendário divino — não teria acontecido nada. Ao homem pertencem os planos do coração, mas do SENHOR vem a resposta da língua. Provérbios 16:1

Com isso fui aos governadores do Trans-Eufrates e lhes entreguei as cartas do rei. Acompanhou-me uma escolta de oficiais do exército e de cavaleiros que o rei enviou comigo. Neemias 2:9

O rei não apenas ofereceu sua proteção a Neemias durante a viagem, como também lhe enviou uma escolta militar. Neemias obteve mais do que havia pedido. Isto e imagem da verdade que lemos na Palavra: ” [Deus] é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós…”. Neemias se dava conta de que estava correndo um grande risco ao pedir tantas coisas, mas quando o rei pensava em desistir, lhe disse: “E você também vai acompanhado por uma escolta militar”. Aquilo era um milagre.

Imagine a emoção de Neemias enquanto cavalgava pelo deserto rumo a Jerusalém.

“Não posso acreditar!”, deve ter pensado. “há quatro meses, isso era apenas um sonho, uma ideia que Deus meu deu. Agora, tenho uma escolta militar que me leva para a minha cidade a fim de edificar meu sonho, e com seu dinheiro!”.

Porque Neemias confiou em Deus… porque orou, planejou e esperou em Deus… obteve tudo o que pediu, e mais que isso. Quando Deus encontra uma pessoa que vê a visão dele, lhe proporciona os recursos necessários. Neemias havia ouvido a voz de Deus. Estava sensível diante do coração de Deus, e disposto a se deixar usar por ele. Quando Deus o moveu, ele começou a orar. Deus traduziu em visão o peso que Neemias sentia pelos demais. Assim e como trabalha a oração perseverante. Transforma o peso era uma visão. Não há nada que Deus não esteja disposto a fazer por uma pessoa que vê a visão que ele tem.

O segundo capítulo de Neemias e um lindo exemplo da harmonia possível quando Deus e o homem colaboram na obtenção de coisas sobre a terra. Deus e soberano. Nossa missão e orar, planejar e estar preparados.

Oramos para que Deus prepare as circunstâncias que estão além do nosso controle. Depois fazemos planos para o que podemos controlar. não é nem uma coisa nem outra. não é: “Ore e deixe que o Espírito guie você”. Ouvimos muito isto, mas a Bíblia diz que e uma necessidade. As Escrituras nos dizem que o homem prudente faz planos. O êxito exige a parte de Deus e também a minha. Temos de orar, apoiar-nos em Deus, planejar e realizar nosso melhor esforço. A oração e o planejamento acontecem juntos.

Como Neemias se preparou, quando surgiu a oportunidade ele a reconheceu e estava pronto. Continua…

Deixe um comentário