Os Planos de um Líder – Parte 1

03
out

Texto Chave: Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o SENHOR, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.”

Quando um líder enfrenta um desafio, a primeira coisa que faz é orar e, depois, planejar. Sem um plano, não há maneira de saber como chegar onde é necessário chegar. Os grandes líderes, como Neemias, são hábeis planejadores.

Cada um de nós foi criado à imagem de Deus. Com o fim de nos criar a você e a mim, e a todos os demais, Deus começou com um plano mestre. Na pessoa de Neemias, Deus nos tem dado um modelo de líder, como um esquema sobre a forma de planejar.

Há três razoes pelas quais tanto você como eu devemos fazer planos.

PARA QUÊ FAZER PLANOS?

1. Deus faz planos: Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Deus faz planos. Isto não só faz com que nos seja permitido fazer planos, mostra-nos que planejar é aconselhável, sensato e piedoso. Quando imitamos a Deus, estamos reconhecendo sua grandeza. Para ser como Ele É, precisamos fazer planos.

2. Deus organiza: Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR determina os seus passos. Mas tudo deve ser feito com decência e ordem. Deus ama a ordem. Quando nós seguimos seu esquema de trabalho planejado com todo o cuidado, estamos atuando em obediência a suas indicações, seu plano e seu propósito para nossa vida. Deus abençoa a obediência.

3. É boa mordomia: Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.

A administração de nosso tempo compreende que façamos o melhor uso possível das oportunidades que Deus nos proporciona. Para sermos bons mordomos do que ele nos tem dado, precisamos também ser bons planejadores. Quando não planejamos, não estamos cuidando do que Deus nos confiou. Faça planos para ser um bom mordomo dos recursos de Deus.

COMO OS LÍDERES PLANEJAM

l. Os líderes pensam em tudo detalhadamente: Neemias havia recebido aquele peso quatro meses antes, “no mês de quisleu”, como ele mesmo diz. A partir daí, estava esperando que acontecesse algo. Agora, quatro meses mais tarde, “no mês de nisã”, alguma coisa acontece. “O que estava acontecendo enquanto isso?” “O que Neemias estava fazendo entre o momento em que pensou, pela primeira vez, na reconstrução dos muros e o momento em que pode pôr fim apresentar sua ideia ao rei?” Neemias estava se preparando: ele havia orado e feito planos. Quando o rei lhe perguntou: “O que você quer?”, Neemias pode lhe responder, porque tinha feito planos para aquele momento.

Você sabe o que significa deixar seus planos por um tempo? Em lugar de se sentir frustrado, veja esse tempo como uma oportunidade que Deus dá para fazer o que Neemias fez: orar e planejar. Quando você decidir e agir, permita que seja Deus o que se ocupe dos resultados (de todas as maneiras Ele vai agir; só assim você O reconhecerá). Desta maneira, você vai ser muito mais eficaz como líder e sofrerá muito menos estresse.

Um grande escritor disse: “Não há nada que aproveite mais que pensar nas coisas seriamente; tampouco há nada que exija mais que isso”. Os líderes precisam de tempo para pensar. Muitas vezes, isso significa que devem separar um tempo para estar longe de tudo. Quando você necessitar fazer planos, pense em fazer um breve retiro longe das pressões e da agitação da vida diária. Busque um lugar que ofereça um ambiente onde você se possa concentrar e converta esse lugar em “lugar para pensar”. Separe um tempo para pensar e planejar.

Os líderes criam tempo para pensar.

Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez.

A sabedoria do homem prudente é discernir o seu caminho, mas a insensatez dos tolos é enganosa.

Você separa um tempo para pensar sobre sua vida? As Escrituras nos dizem que a pessoa sábia faz isso. Faça agora mesmo estas três perguntas:

  • Onde estou agora?
  • Onde quero estar?
  • Como posso chegar lá?

Isso é o que Neemias fez. Pensou bem nas coisas. Orou durante quatro meses, mas, enquanto orava, estava fazendo planos.

Quando oramos e planejamos, estamos abrindo a mente e o coração para Deus. É neste momento que ouvimos Sua voz; Talvez não escutemos sua voz audivelmente; de fato, o mais provável e que não oramos dessa forma. No entanto, sim, você vai receber impressões e idéias que procedem dEle.

E quando Ele dá a você uma visão. Para ser um líder eficaz, você precisa ter uma visão. A visão é o que destaca os líderes. Não planejar e o mesmo que planejar o fracasso!

Você precisa pensar bem nas coisas. Precisa saber de antemão como vai proceder, é o que vai fazer no caso de as coisas saírem mal.

Continua…

Deixe um comentário