Os Segredos dos Bem-Sucedidos – Parte 4

02
jun

3. O líder necessita de uma vida de oração continua

Quase podemos qualificar Neemias de viciado em oração Sua primeira reação diante de qualquer coisa era orar. O que quer que acontecesse, isso era a primeira coisa que ele fazia. Quando estiverem difamando você, também e isso a primeira coisa que deve fazer. Em lugar de se incomodar com a pessoa, fale com Deus. Neemias não ficou na defensiva, nem tampouco se vingou quando seus inimigos começaram a levantar falsas acusações contra ele. Limitou-se a dizer: “Isso não é correto”. Você não precisa montar uma grande defesa. Apenas diga: “não é correto”, e depois vá e fale com Deus.

Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Na vida, sempre estamos fazendo uma coisa ou outra. Ou bem oramos, ou bem nos desanimamos. Quando estamos sob pressão, oramos ou entramos em pânico. Precisamos de uma vida de oração contínua.

4. O líder necessita de uma perseverança ousada

Uma das grandes chaves de todo sucesso e a capacidade para seguir em frente.

Pura tenacidade. Seguir fazendo o que Deus quer que façamos. Se você estudasse todas as mensagens que Deus me tem dado ao longo dos anos, iria ver que, basicamente, tenho dois temas: um é para os não-cristãos e o outro é para os cristãos. Para os não-cristãos, meu tema é: “Deus se interessa por você, você e importante para ele”. Digo isso de muitas maneiras distintas. Para os cristãos, minha mensagem básica é “Não desanime!”, todos nós fatigamos na batalha diária. A mensagem de Deus é esta: “Tenha bom ânimo!”. Você precisa ter uma perseverança ousada.

A coragem não consiste na ausência de temor. A coragem consiste em seguir adiante, apesar do temor. A falta de temor não significa que sejamos pessoas corajosas; talvez possa significar que sejamos pessoas tolas. Talvez, na verdade, você não perceba a seriedade da situação. A coragem e o que faz com que sigamos em frente, apesar do nosso temor. Neemias disse: “Não vou sair fugindo. Admito que estou assustado; tenho medo. Mas estamos chegando à meta final. Tudo o que falta por fazer e apenas colocar as portas. Sei que querem me matar, mas vou seguir em frente apesar do meu temor. Não vou sair fugindo”. Neemias tinha uma perseverança ousada.

Como você sabe que tem medo? Você tem medo quando sente um insaciável desejo de sair fugindo: do seu trabalho, do seu casamento, de uma relação, da casa, e tudo isso porque você tem medo de não poder enfrentar as situações. Você quer sair correndo. Isso aprendi acerca do temor: nunca constitui a vontade de Deus para mim que eu saia fugindo de uma situação difícil. Se eu faço isso, Deus trará outra pessoa depois para que possa me ensinar uma lição. Penso que isso também é correto com respeito à sua vida. Adiante! Enfrente a realidade.

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.

Você precisa ter um propósito motivador que domine sua vida de tal maneira, que não exista nada trivial que o possa distrair. Onde e que o inimigo está tentado desviar você do melhor que Deus tem para sua vida? Às vezes, poderá ser difícil discernir. Com frequência, Satanás usa coisas boas para nos afastar das melhores. O que é que está consumindo seu tempo e o afastando do que e realmente importante para sua vida? O que realmente importa? A Bíblia nos diz: amar a Deus e amar o nosso próximo como a nós mesmos; adorar e ministrar. Se você está demasiadamente ocupado para adorar, demasiadamente agitado para ter um momento tranquilo a cada dia, demasiadamente cheio de coisas para poder ministrar, então está demasiadamente ocupado. Todas essas atividades que o distraem agora, não terão nenhuma importância daqui a alguns anos. Entretanto, o que você estiver fazendo para Deus vai durar toda a eternidade. Na realidade, onde você quer investir seu tempo? Satanás nos agarra a base de substituir tudo isso por coisas boas. O tempo está limitado pelas exigências da vida. Pense no que você precisa diminuir a fim de ter tempo para o Ministério. Crie tempo para o que Deus quer que você faça.

Quais são os segredos dos bem-sucedidos? Repassemos a lista mais uma vez, para termos certeza de que compreendemos:

1. Uma perspectiva clara. Que nível de sensibilidade espiritual você tem? Conhece a Palavra o suficiente como para poder detectar as ciladas?

2. Uma vida de oração contínua. Como está sua vida de oração? E continua? Você está orando ou se sente desânimo?

3. Uma perseverança ousada. Até que ponto você e perseverante na hora de cumprir a vontade de Deus? Você tomou alguma vez esta decisão: “Vou seguir Jesus cem por cento, e não me importa o que aconteça, nem o preço a ser pago, nem o que tiver de fazer, nem o que as pessoas pensem de mim, nem os desvios ou perigos? Vou fazer o que devo fazer”. você se mantém firme nessa decisão? Se a resposta e “não”, ou um “na verdade, não estou indo tão bem”, não se dê por vencido. Nunca é tarde para voltar para Deus.

Essas são as características das pessoas de sucesso. Assim Neemias pode fazer em cinquenta e dois dias o que o povo havia dito durante oitenta anos que era impossível ser feito. E é assim que você também vai poder fazer grandes coisas para Deus.

Uma das grandes lições de Neemias é que tudo se levanta ou cai, conforme seus líderes. O mundo tem uma urgente necessidade de líderes. Se a igreja não os está produzindo, adivinhe quem vai produzi-los. Eu o desafio a se dedicar por inteiro a seu Ministério de liderança.

Repita comigo: “Eu não sei o que posso fazer, mas vou fazer o que puder com o que tenho, vou fazê-lo para Jesus Cristo hoje. Senhor, estou disposto a te seguir onde for, na hora que for, no lugar que for, e fazer isso quando me pedires. Talvez tenha somente um talento, não cinquenta, ou quinze, ou até cinco, mas esse talento que tenho, eu quero usar para ti.” A vida não pode chegar a ter um propósito maior que o de servir ao Reino de Deus.

Eu o desafio a dizer: “Ainda que eu fiquei sozinho um dia, uma semana ou um ano — o que tu quiseres me conceder— , quero assumir um grande compromisso com o Grande Mandamento e a Grande Comissão”. Se você se consagrar a essas duas coisas, a fazer o que dizem esses dois versículos, você vai ser um grande líder. As grandes pessoas não são nada mais do que pessoas comuns que assumem um grande compromisso com uma grande causa.

Talvez você precise dizer: “Senhor, dá-me uma perspectiva clara. Estou fazendo muitas coisas, e me dou conta que, na realidade, são atividades triviais. Mostra-me o que posso eliminar para que sobre tempo para o que e verdadeiramente importante”.

Talvez você se sinta a ponto de se dar por vencido. Talvez nem saiba como chegar ao dia de amanhã. Você quer orar para que Deus desenvolva em você uma vida de oração continua? Quer orar em lugar de desfalecer? Você quer pedir a Deus a intrépida perseverança de continuar fazendo o que você sabe que é o correto? A coragem consiste em seguir adiante, apesar de seu temor. Algumas vezes dizemos: ” Tenho medo de me envolver na liderança. Posso sair ferido. Posso fazer algo que me envergonhe”. Sim, é possível. A coragem, no entanto, consiste em seguir em frente, apesar de seus temores, sabendo que Deus está com você. Ele tem o grande desejo de usá-lo; tudo o que você precisa fazer e deixar que ele use sua vida.

Deixe um comentário